LANÇAMENTO DE LIVROS


LIVROS QUE SERÃO PUBLICADOS OU RELANÇADOS NO EVENTO



EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: Mapeamento de práticas artísticas e culturais nas escolas

Cristiane Façanha Soares
Lúcia Maria Gonçalves Siebra
Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
Vanessa Louise Batista
(Organizadores)



O livro Educação Infantil: Mapeamento de Práticas Artísticas e Culturais nas Escolas apresenta os resultados e reflexões provenientes da pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará – UFC, através do Departamento de Fundamentos da Educação, cuja abrangência nacional identificou duzentos e trinta e duas ações culturais vinculadas ao processo de educação infantil, nas cinco regiões brasileiras. Descreve as quarentas práticas artísticas e culturais premiadas no Concurso 001/2014 “Escola Lugar de brincadeira, cultura e diversidade” e relata os modos pelos quais tais ações impactam no desenvolvimento da criança, no educador, da família e da comunidade. Historicamente no ocidente, as realidades das crianças e instituições socializadoras como a família e a escola vêm sofrendo inúmeras transformações que deflagram novas demandas socioculturais em tempo de mundialização. A formação das crianças em espaços educativos precisa estar comprometida com a condição de sujeitos históricos que são. E se contrapor a uma noção equivocada da mesma como um ser do e para o futuro. Nesse sentido, faz-se imprescindível tecer a crítica aos processos hegemônicos de socialização que direcionam o contato da criança com o mundo naturalizado, e favorecer as experiências estéticas que atuam na direção de gerar modos e espaços criadores da pluralidade artística e diversidade cultural.

Escola lugar de brincadeira, cultura e diversidade

Cristina Façanha Soares
Lucia Maria Gonçalves Siebra
Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
Vanessa Louise Batista
(Organizadores)


A escola é um contexto educativo que consiste na ação intencional e sistemática de uns membros sobre os outros, para assegurar a transmissão da cultura e potencializar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento humano, podemos deduzir rapidamente que os conteúdos e a organização social das atividades educativas na educação infantil irão variar em função de cada contexto educativo social e cultural que ela está inserida. O processo educativo deve ser visto como uma condição da criança estabelecer ponte entre o que ela já é para o que ela pode ser. Temos que reconhecer a importância das crianças como sujeitos singulares em direitos, práticas sociais e culturais diferenciadas. Para nós a visibilidade social e cultural das crianças como sujeitos começam a partir do momento que encararmos as desigualdades existentes e a precariedade de relações que envolvem adultos e crianças. Essas imagens e olhares contraditórios deixaram de existir quando forem percebidas e trouxer para discussão e reflexão dos direitos sociais e culturais do coletivo infantil. A criança é responsabilidade do mundo como história e como sujeitos, temos que aprender a compartilhar esse cuidado com todos. O isolamento dos sujeitos constitui uma das primeiras formas de renúncia à autonomia. A escola deve ter em sua proposta a preocupação da diversidade e pluralidade, além, da construção de espaços para possibilitar as diferentes manifestações, como: a linguagem motriz, corporal, cognitiva, estética, cultural, lúdica (jogos, brinquedos e brincadeiras) e o simbolismo infantil.




DIM BRINQUEDIM

Antônio Jader Pereira dos Santos




Eu acredito que o brincante não precisa do brinquedo para brincar, precisa de imaginação. Vivemos numa realidade em que nossas ações são pensadas em função dos resultados, e nos tornamos tornamos instrumentos de fins e não fruimos da vida com alegria. Mas se pararmos de viver em função de conseguir o brinquedo e usarmos nossa imaginação para ver o que de brincadeiras o cotidiano nos oferece, seremos felizes. O mais sério da vida para mim é o brincar, levar a vida a sério é considerar seriamente que o objetivo maior da vida é a felicidade.


Brinquedim, brinquetu, brincamos nós!


A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola
Luciane Maria Schlindwein
Ilana Laterman
Leila Peters
(Organizadoras)


O local e o universal, as tramas que se enlaçam em estudos que expressam, na diversidade, traços que, em suas especificidades, indicam possibilidades de compreensão sobre o desenvolvimento humano, o processo de humanização do homem. Nesse sentido, este livro, produzido a partir do encontro de pesquisadores que possuem interesses comuns, expressa a importância de, cada vez mais, promover-se a pesquisa em rede, a troca de perspectivas teóricas e metodológicas. A escola para infância ganha um lugar de destaque, uma vez que se constitui campo fértil para a realização de estudos que a ela retornam, redimensionando práticas e culturas, gerando novas pesquisas. Trata-se de mais uma produção da Rede Interinstitucional de Pesquisa sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR), uma rede que reúne onze grupos de pesquisa da região sul do Brasil, cujo objetivo é a investigação da formação de professores. Neste livro, pesquisadores italianos e de outras regiões do Brasil foram convidados, com o intuito de problematizar a brincadeira na infância, sua importância na constituição da criança.
Boa leitura!